Notícias

Governo sanciona MP e libera 2,5 bilhões para vacinas de combate à Covid-19

O Governo Federal editou no dia 25 de setembro duas medidas provisórias. A primeira possibilitando acesso do Brasil ao Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19 (Corax Facility) e a outra que liberou 2,5 bilhões de reais para entrada na iniciativa.

Com a adesão, o país terá acesso a 9 vacinas que estão sendo desenvolvidas, maior diversidade à fornecedores e acesso mais rápido da população às vacinas. Dessas, o Governo aposta na vacina produzida pela Universidade de Oxford e o Laboratório Britânico AstraZeneca.

A Corax Facility é uma aliança internacional da Organização Mundial de Saúde (OMS), Gavi Alliance e pela Coalition for Epidemic Preparedeness Innovations (CEPI). É um instrumento para acelerar o processo de desenvolvimento de uma vacina eficaz no combate ao Coronavírus. Com o investimento do Governo federal, espera-se imunizar 10% da população até o fim de 2021.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem um aporte de 2 bilhões de reais para receber, estudar e passar a fabricar as vacinas imunizadoras. A instituição firmará acordo com a biofarmaceutica AstraZeneca na expectativa de produzir 15,2 milhões de doses até o fim de 2020 e mais 15,2 milhões para serem entregues até janeiro de 2021.

Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que a adesão não impede que o país faça outros acordos com empresas biofarmacêuticas e nem interromperá o desenvolvimento dos estudos que já estão sendo feitos no país.

“NINGUÉM É OBRIGADO A SE VACINAR”
No último dia 31 de agosto, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que “Ninguém pode obrigar ninguém a se vacinar”. A afirmação se deu devido a fala de uma apoiadora que pediu que o presidente se posiciona-se contrário a vacinação de combate ao Novo Coronavírus. A fala do presidente da república é contraditória à Lei 13.979 assinada por ele mesmo em 6 de fevereiro, onde se determina obrigatoriedade da vacinação e outras medidas profiláticas durante o período de pandemia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: