Notícias política

Levantamento aponta 245 ataques de Bolsonaro à imprensa no primeiro semestre

Dados abrangem declarações em lives publicadas no YouTube, conta pessoal no Twitter, vídeos de entrevistas coletivas e transcrições de discursos

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou novo levantamento, com dados atualizados, sobre o número de ataques do presidente Jair Bolsonaro contra a imprensa. No primeiro semestre deste ano, foram monitoradas 245 ocorrências. Dentre elas, 211 foram categorizadas como descredibilização da imprensa, 32 como ataques pessoais a jornalistas e duas como ataques contra a própria entidade.

Os dados apresentados contemplam declarações em redes sociais, como as feitas em suas lives publicadas no YouTube e em postagens em sua conta pessoal no Twitter. Além disso, foram apuradas manifestações do chefe do Executivo federal em vídeos de entrevistas coletivas em frente ao Palácio do Alvorada e transcrições de discursos e entrevistas disponibilizadas no portal do Planalto.

A Federação defende que essa postura do presidente estimula a violência contra jornalistas, por parte da população. Dentre os exemplos citados para sustentar essa argumentação estão o caso do repórter Renato Peters, em 10 de abril, em São Paulo, que teve o microfone arrancado por uma apoiadora do presidente, quando estava ao vivo. Outras situações mencionadas foram perseguições em Salvador e agressões físicas em Brasília, além de Porto Alegre e Fortaleza, todas por bolsonaristas.

União da categoria

Em 30 de junho, entidades se mobilizaram e protocolaram uma ação contra a omissão do governo federal na promoção de segurança na atuação de jornalistas. Assinaram o documento a Fenaj, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, o Instituto Vladimir Herzog, o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, o Repórteres sem Fronteiras e a Artigo 19.

Confira aqui a linha do tempo que lista as agressões por parte do presidente à imprensa, detalhada pela Fenaj (jan a jun/2020).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: