Notícias

28 de julho: Dia do orgulho LGBTQI+ é comemorado no RS com encontros virtuais e drive-trhu

Foto: Anistia Internacional/Divulgação

Neste domingo (28) é o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex). A data celebrada e lembrada mundialmente, foi marcada porum episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969.

Algumas pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn (frequentado por de gays, lésbicas e trans (ainda hoje), reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência. O fato ocasionou um levante contra a perseguição da polícia às pessoas que durou mais duas noites resultando no ano seguinte na organização na 1° parada do orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para relembrar o fato.

No Rio Grande do Sul, diversos eventos ocorrem nesta data, para encerrar o mês do orgulho LBTQI+. Devido a pandemia, a tradicional parada que reúne milhares de pessoas precisou se transformar.

Em Porto Alegre entre as 10h e 17h ocorre um drive-thru solidário no Parque da Redenção que segue sendo o local de costume dos grandes eventos, mas, no lugar do palco de shows, haverá uma arrecadação de alimentos, agasalhos e cobertores. Glória Cristal e Charlene Voluntaire, estarão presentes para receber as doações.

Ainda na noite deste domingo está marcado uma uma transmissão ao vivo que reúne drag queens para um show. Denominada “A Quarantine Night Divas” acontece a partir das 20h30min.

No ínicio da semana, segunda-feira (29), está agendado um debate ao vivo pelas redes sociais com ativistas para falar sobre a diversidade. Entre os convidados, a arquiteta, Mônica Benício, ex-companheira da vereadora Marielle Franco e a cantora trans Valéria Barcellos e o designer gráfico Perseu Pereira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: