Notícias

Previsão do tempo no RS: Inmet alerta para risco de tempestade nesta quinta-feira

Pancadas intensas, descargas elétricas e vento de até 100 km/h estão previstos para todo o território gaúcho. Também não está descartada eventual queda de granizo

Nesta quarta-feira (24), houve chuva forte nas regiões sul e central do Estado. De acordo com a Somar Meteorologia, pancadas intensas, acompanhadas de raios e de vento com mais de 70 km/h, foram registradas nestas áreas ao longo do dia. Nas demais regiões gaúchas, no entanto, o tempo ficou firme.

As temperaturas seguiram elevadas. Em Campo Bom, no Vale do Sinos, os termômetros atingiram 30,8°C à tarde. Em Porto Alegre, a variação térmica ficou entre entre 16°C e 30°C.

Nesta quinta-feira (25), a chuva passa a atingir todo o Estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para toda a região sul do Brasil, chamando atenção para a possibilidade de pancadas intensas, descargas elétricas e vento que pode atingir entre 60 km/h e 100 km/h, além de eventual queda de granizo. 

Segundo a Somar, os maiores acumulados devem ser registrados na metade sul gaúcha, podendo chegar a 49 mm em Sinimbu, no Vale do Rio Pardo, e em Ivorá, na região central do RS — volume que corresponde a aproximadamente 40% de toda a chuva esperada para o mês de junho nesses municípios.

As temperaturas tendem a cair. Em Bagé, na Campanha, é esperada a mínima desta quinta-feira (25) no Estado: 7°C. A máxima, 26°C, deve ser apontada em Porto Xavier, no noroeste gaúcho. Na Capital, os termômetros variam de 13°C a 24°C.

Na sexta-feira (26), a instabilidade se afasta e o tempo volta a ficar firme em todo o Rio Grande do Sul. Entretanto, o céu deve ficar nublado na maioria das regiões, com poucos períodos de sol. Apenas a região sul do RS deve ter um dia ensolarado. 

O vento, que vinha trazendo o ar quente e úmido do norte do país, muda de direção e começa a trazer o ar frio das áreas polares. Com isso, as temperaturas caem bruscamente. A mínima do Estado nesta sexta (26), 3°C, está prevista para Cambará do Sul, na Serra. A máxima,  18°C, deve ser apontada em Frederico Westphalen, no norte gaúcho. Em Porto Alegre, a mínima será  de 7°C e a máxima de 16°C.

Veja, abaixo, como deve ficar o tempo na sua região:  

Região Metropolitana: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Canoas, os termômetros variam de 14°C a 25°C.

Serra gaúcha: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Gramado, a temperatura varia de 11°C a 20°C.

Litoral Norte: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Xangri-Lá, os termômetros variam entre 14°C e 22°C.

Litoral Sul: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Rio Grande, os termômetros oscilam de 12°C a 20°C.

Região Norte: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Não-Me-Toque, a temperatura varia de 12°C a 20°C.

Região Noroeste: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Cândido Godói, os termômetros variam de 12°C a 24°C.

Região Sul: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Canguçu, os termômetros variam de 9°C a 19°C.

Região Central: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Santiago, a temperatura varia de 10°C a 22°C.

Campanha gaúcha: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Bagé, a temperatura oscila de 7°C a 19°C.

Fronteira Oeste: a quinta-feira (25) terá tempo fechado, com chuva a qualquer hora do dia. São esperadas pancadas fortes, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento. Também não está descartada eventual queda de granizo. Em Uruguaiana, os termômetros variam de 9°C a 20°C.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: