Notícias

Aplicativo de mudança de gênero febre entre os famosos e o risco de roubo de dados

Já há algum tempo o aplicativo Faceapp caiu na graça dos famosos. Antes fazendo o uso de inteligência artificial através de um filtro transformava as pessoas em mais jovens ou mais velhas e agora retornou com a possibilidade de troca de gênero.

Contudo o app gera está envolto em diversas polêmicas. Ele foi acusado de roubar dados de usuários por ter problemas em sua política de privacidade.

Também já foi alvo de investigações pelo FBI (Departamento Federal de Investigação ) dos Estados Unidos após ser denunciado por racismo por branquear foto de pessoas negras e colaborar com o “deepfake”. Empresas como a Aplle e Google receberam multas pelo Procon devido ao caso.

No ano passado o Procon São Paulo estipulou as multas em R$ 9.964.615,77 para o Google e de R$ 7.744.320,00 para a Apple. O aplicativo, no entanto, não foi multado.O Google afirmou que tentaria recorrer, enquanto a Apple não se manifestou sobre o assunto.

A política de privacidade e os termos de uso da Wireless Lab, empresa russa responsável pelo app, possibilita a coleta de alguns dados, como:

Fotos que são escolhidas pelo usuário

Banda consumida pelo app

histórico de compras Informações de redes sociais (caso o login seja feito por outra plataforma)

Modelo do celular Resolução da tela

Tipo de sistema operacional

Alguns dados de sua navegação online, como sites que foram visitados

Segundo a empresa, a política de privacidade foi atualizada em 4 de junho deste ano. Ainda afirmou que usa provedores de nuvem terceirizados —Google Cloud Platform e Amazon Web Services— para o processamento e edição das fotos.

A Wireless Lab diz que as informações visam melhorar o app, para direcionar anúncios e prevenir fraudes. Também oferecendo a possibilidade de tornar anônimos os dados sem riscos de exposições que identifiquem os usuários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: