
A Casa Branca, sede do Governo Federal dos Estados Unidos, prevê que diariamente o número de pessoas mortas pela Covid-19 chegue aos 5 mil no Brasil, durante o mês de agosto deste ano. Para isso, foi utilizado um dos principais modelos adotado pelo governo daquele país sobre a pandemia.
Os dados assustadores apareceram durante o monitoramento, atualizando ainda que o número de pacientes mortes deve chegar aos 165.960 mil até agosto, tendo 5 mil óbitos em apenas um dia já no início de agosto.
Anteriormente, o instituto de métrica da Universidade de Washington (IHME), em meados de maio, havia divulgado que 88 mil pessoas perderiam a vida por Covid-19 até 4 de agosto no Brasil.
O modelo da Casa Branca usa uma janela de intervalo ampla, que no caso do Brasil varia de 113.673 e 253.131 mortes até 4 de agosto, indicando que a curva continua subindo.
Trump
Diante dessa provável catástrofe, o presidente dos EUA, Donald Trump, na sexta-feira (5), citou o Brasil como exemplo de incompetência para conter a pandemia do novo Coronavírus. O país já é o terceiro país do mundo em número de mortos e lidera nos casos de pessoas mortas por dia.