Notícias

Manifestantes derrubam estátua de comerciante de escravos no Reino Unido

Participantes do protesto Black Lives Matter na cidade de Bristol derrubaram e jogaram no rio a estátua do comerciante de Edward Colston.

Manifestantes que saíram às ruas na cidade de Bristol, no Reino Unido, para participar de protesto do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) derrubaram uma estátua de um comerciante de escravos.

Em seguida, eles empurraram a estátua pela cidade até o rio Avon, enquanto milhares de pessoas marchavam em protesto contra a brutalidade policial após a morte de George Floyd. Veja no vídeo acima, registrado pelo HuffPost UK.

O memorial em homenagem a Edward Colston, que fez sua fortuna no comércio de escravos nos anos 1600, permanecia na cidade desde 1895. Nos últimos anos a estátua tinha sido objeto de várias petições – a mais recente das quais recebeu mais de 10.000 assinaturas. 

Neste domingo, os manifestantes resolveram o assunto com suas próprias mãos, amarrando uma corda em volta da cabeça da estátua – que antes havia sido coberta por um pano preto para a marcha – e puxando-a para o chão.

O superintendente da polícia local anunciou que vai realizar uma investigação para identificar o pequeno grupo de pessoas “que cometeram claramente um ato de ato criminoso”.

O tuíte abaixo diz que o local da estátua foi atualizado no Google Maps, no meio do rio.

A história de Bristol está intimamente ligada ao comércio de escravos e, no século 18, a cidade era um dos maiores portos de escravos do Reino Unido.

O ponto em que a estátua foi jogada na água é diretamente ao lado da ponte de Pero, que foi nomeada em homenagem a Pero Jones, que veio morar em Bristol como escrava.

Um dos homens que ajudou a empurrar a estátua água abaixo disse ao HuffPost UK: ”É o que ele merece. Eu estive esperando minha vida inteira por esse momento. É uma sensação incrível, parece o fim de um capítulo. É o que todos nós precisamos.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: