Revista Fórmula

Câmeras de celulares e redes sociais expõem cada vez mais o racismo

Foto: Divulgação

Mesmo considerado crime desde 5 de janeiro de 1989, o racismo ainda se faz presente na no dia a dia de muitas pessoas.

Um caso recente foi de um menino de 12 anos, morador de Salvador que na última quarta-feira (27), por meio de mensagem de uma rede, uma pessoa que não teve a identidade revelada disparou ofensas contra ele. “Porco gordo. Eu achava que preto era pra ta cavando mina, não lendo. Você foi criado pra ser pobre e preto”, diz parte das ofensas. Quase 350 mil pessoas curtiram a página após o ocorrido.

Outro caso recente é o de George Floyd que aconteceu no EUA onde um policial matou Floyd asfi xiado,na quarta (27), depois de abordá-lo por supostamente ter usado uma nota falsifi cada de 20 dólares em uma loja.

No vídeo gravado por uma testemunha,ele é imobilizado no chão pelo policial, que aperta seu pescoço com o joelho. Antes de morrer, ele repetiu diversas vezes que não conseguia respirar.

Devido a esse episodio varias cidades americanas têm sido palco de uma série de protestos, que têm como bandeira principal o movimento “Black lives matter” (“vidas negras importam”).

Denúncias de casos de injúria racial pela internet podem ser realizadas pelo Disk 100, serviço do Governo Federal que recebe denúncias de violação de direitos humanos. A denúncia também pode ser feita em delegacias comuns e especializadas em crimes raciais e delitos de intolerância.

Também existe o portal Safernet, que recebe denúncias de violações de direitos humanos. Lá, basta escolher o motivo da denúncia e comunicar o crime de racismo ou injúria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: